Skip to main content

Introdução à linguagem de programação em Java


Introdução

Java é a base de praticamente todos os tipos de aplicativo em rede e é o padrão global para desenvolvimento e fornecimento de aplicativos para celular, jogos, conteúdo on-line e software corporativo (ORACLE, 2012). Foi projetada com alguns objetivos como orientação a objetos, portabilidade (pode ser executado em qualquer ambiente), recursos de redes (grande quantidade de biblioteca cooperam com os protocolocos de rede), segurança e a sintaxe similar a C/C++. O código criado pelo programador não é interpretado pelo ambiente onde está sendo executado, é gerado um código intermediário, denominado bytecode, que será interpretado e executado pela máquina virtual (JVM), dessa forma o programa pode ser executado em uma grande quantidade de plataforma.

Tecnologia

A tecnologia Java é formada pela a linguagem de programação e a plataforma. Programação Java é uma linguagem de alto ível que tem as características abaixo: Orientada a Objetos, Distribuída, Multitread, Portável, Alta Perfomance, Robusta e Segura.


Em Java, os códigos-fonte são escritos em arquivos com a extensão .java, que depois são compilados e transformados em arquivos .class pelo compilador javac. Esses arquivos contém os bytecodes que serão interpretados e executados pela Máquina virtual (JVM).

A plataforma Java é formada por dois componentes:

Java Virtual Machine (JVM): é a máquina virtual java, responsavel em interpretar e executar os programas escritos na linguagem java.

Java Application Programming Interface (API): é uma coleção de componentes de software, agrupada em bibliotecas de classes e interfaces que são conhecidas como packages. Elas disponibilizam funções prontas para serem usadas pelos programadores.



Linguagem

A linguagem Java é orientada a objetos e é parecida com a sintaxe do C/C++, simples e robusta, minimizando assim bugs e aumentando a produtividade, da suporte a threads nativo, acoplamento em tempo de execução, tem um garbage colletor (coletor de lixo) para remover valores da memória, não depende de plataforma. O código intermediário é interpretado por uma máquina virtual, disponibilizando assim uma compilação rápida, a sintaxe é uniforme e rigorosa a quanto a tipos (Rocha, 2012).


API

Java disponibiliza uma grande coleção de APIS organizadas em pacotes(java.*, javax.* e extensões) usadas pelos ambientes de execução(JRE) e de desenvolvimento (SDK). Principais Apis são distribuídas juntamente coms os produtos para desenvolvimento (J2SE, J2EE, J2ME) (Rocha, 2012).



Máquina Virtual

Quando um programa Java é compilado um código intermediário é gerado, chamado de bytecode. Este bytecode é interpretado pelas máquinas virtuais java (JVMs) para a maioria dos sistemas operacionais. A máquina virtual é a responsável por criar um ambiente multiplataforma (DEVJR, 2012). A execução de um programa depende da origem do código a ser executado e da forma como foi implementada A JVM (Rocha, 2012).



Ambiente


Java 2 System Development Kit: é uma coleção de ferramentas de linha de comando para compilar, executar e depurar aplicações Java.

Java Runtime Environment: conjunto de arquivo que é necessário para executar aplicações Java.

Java Micro Edition: utilizados para rodar aplicações java em dispositivos móveis.
Algumas ambiente de desenvolvimento integrado(IDE) para desenvolver Java:

JCeator: editor de sintaxe para a linguagem de programação Java leve e muito elegante.

NetBeans: é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) gratuito e de código aberto para desenvolvedores de software nas linguagens Java, C, C++, PHP, Groovy, Ruby, entre outras

Eclipse: é uma IDE para o desenvolvimento aplicações nas linguagens Java, C, C++, PHP, Groovy, Ruby, entre outras.

Package

Um Package (Pacote) é uma forma de organizar as classes dentro dos namespaces similar nos outros módulos. Um pacote fornece um namespace exclusivo para os tipos que ele contém.

Classe, Objeto e Instância

Classe e um conjunto de objetos que possuem estados semelhantes, comportamento comum e relacionamentos comuns com outros objetos (José Eduardo Deboni).

Objeto é um elemento do munto real (José Davi Furlan), contém comportamentos (forma com que reage a estímulos) e atributos (características).

Instância é criar fisicamente uma representação concreta da classe.


Comments